Tema- Reflexões e Resultados: Pesquisa em processos

Projeto: “Pesquisa e Documentação Museológica do Acervo de Artes Visuais do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas” financiado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia - CNPq, que faz parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI, do Governo Federal. Pesquisa teórica-empírica, que objetiva produzir a atualização do inventário do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas e gerar políticas públicas com a construção de conhecimentos em Museologia e Artes Visuais, de maneira colaborativa entre universidade e poder público/setor cultura/museu de Arte Contemporânea.

8:45 -10:15 – PALESTRA E DEBATES

AS INCONSTÂNCIAS E OS PROTOCOLOS PARA PRESERVAÇÃO DA ARTE DA PERFORMANCE EM MUSEUS

Palestrante:

Profª. Drª: Anna Paula da Silva, Departamento de Museologia da UFBA

Sinopse:

Inscrita como efêmera e sujeita ao desaparecimento, a arte da performance suscita desafios quando adquirida por instituições como museus. As implicações das narrativas sobre seu caráter efêmero informam sua inconstância e a impossibilidade de perenidade, todavia obras de arte da performance têm sido musealizadas, sendo encontradas em instituições nacionais e internacionais. Portanto, a palestra visa apresentar algumas experiências e a perspectiva de criação de protocolos para musealização das obras, a partir de projeto de pesquisa da pesquisadora com colegas de grupo de pesquisa Musealização da Arte: Poéticas em Narrativas (mARTE) e de outras Universidades, o qual pode contribuir para a preservação da performance no Brasil.

Mediação: Prof. Dr. José Mariano Klautau Filho - PPGCLC/ UNAMA, coordenador-adjunto da pesquisa

10:30- 12:00 – MESA 1 -PALESTRAS E DEBATES -PESQUISA ARTES VISUAIS

ARTE, FOTOGRAFIA E INSTITUIÇÕES: COLEÇÃO FUNDO Z DA CASA DAS ONZE JANELAS

Palestrantes:

Drª. Marisa Mokarzel, historiadora da Arte do projeto, Prof.Dr. Mariano Klautau Filho, PPGCLC/ UNAMA e as Bolsistas de Iniciação Científica do CNPq, Helena Renato e Ana Luiza Araújo.

Sinopse:

A mesa apresentará o contexto em que se deu a constituição da Coleção Fundo Z na Casa das Onze Janelas, considerando a situação de fragilidade institucional em que se encontrava o museu naquele período histórico recente. Em seguida, sob a perspectiva das feridas racistas herdadas do colonialismo, serão analisados trabalhos de artistas da coleção - Adriana Varejão, Éder Oliveira e Jaime Lauriano - tanto do ponto de vista crítico sobre a poética das obras, quanto da importância de construir uma documentação adaptada à preservação de um acervo de Arte Contemporânea. Na análise, será observado também como as obras fotográficas estudadas, e muito presentes na coleção, se apresentam na instituição a partir dos casos de Claudia Andujar, Elza Lima, Anna Khan e a presença do trabalho quase desconhecido do fotógrafo modernista Kurt Klagsbrunn.

Mediação:  Drª. Dayseane Ferraz, Técnica em Gestão Cultural do SIMM/SECULT-PA.

14:30- 17:30 -MESA 2 - PALESTRAS E DEBATES

INTERSEÇÕES NO CAMPO DA CONSERVAÇÃO DE COLEÇÕES MUSEOLÓGICAS: A EXPERIENCIA DO PROJETO DE PESQUISA EM REDE PARA O ACERVO DAS ONZE JANELAS.

Sinopse:

A mesa objetiva discutir e expor questões relacionadas a preservação de coleções, por meio de interseções de áreas diversas do conhecimento, que atuam nas causas de degradações de acervos, avaliando e refletindo sobre  os estado de conservação, procedimentos  de manutenção, higienização e acondicionamento dos objetos nos espaços de guarda; no diagnóstico e monitoramento do macro ambiente da reserva técnica, avaliando os fatores ambientais  possíveis de danos e no campo da biologia  aplicada para a identificação dos agentes biológicos (fungos) que atingem o meio, as  coleções e seus materiais.

Palestrantes:

Drª. Sue Anne da Costa, Professora do Curso de Museologia da FAV/UFPA, Drª. Solange Evangelista Costa, Professora do Curso de Biologia da UFPA, Me. Renata Maués, Coordenadora do setor de preservação, conservação e restauração do SIMM/SECULT-PA e a Bolsista de Iniciação Científica do CNPq, Bruna Maranhão.

Mediadora: Esp. Zenaide de Paiva, Tecnica em Gestão Cultural do SIMM/SECULT-PA

Aguardamos vocês!