Pesquisador do Instituto Universitário de Lisboa e da Universidade Federal de Santa Catarina, o professor Dr. João Manuel de Oliveira está em Belém para realizar o curso “Desobedecendo ao Gênero: teratologias queer, feminismos excêntricos e artes”. Dia 15 à 17 de Janeiro, 15 às 17hs, no atelier de artes/Faculdade de Artes Visuais, Campos do Guamá, Universidade Federal do Pará, a convite das professoras Ana Claúdia Leão (ICA/Faculdade de Artes Visuais) e Maria dos Remédios de Brito (IEMCI/ Instituto de Educação  Matemática e Científica).

Divulgação da Próxima Visita Técnica ao Salão Arte PARÁ:

Público alvo: Discentes da FAV : Artes Visuais, Cinema e Audiovisual, Multimídia e Museologia.Assim como, a outros cursos da UFPA que tiverem interesse de visitar o Arte Pará, a ser mediado por Diogo Lima, Rosangela Britto e a presença da Curadora Vânia Leal

A Revista Sinais de Cena, do Programa de Pós- graduação: Cursos de Mestrado e Doutoramento em Estudos de Teatro, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Agora disponíveis em: Clique aqui

Recomendamos a Consulta a essa produção, atenção às chamadas para publicação.

Os dois últimos números impressos- ainda não autorizados a irem ao site-foram doados à Biblioteca do PPGARTES.

RELEASE 

O tema ou a questão que o VIII Fórum Bienal de Pesquisa em Arte traz para 2017  Arte como? Engajamento político ou função estética?” emergiu de reflexões sobre um antigo debate que ainda polariza opiniões entre quem defende a arte pela arte e quem a considera uma ferramenta de engajamento político.  O tema toma outras perspectivas a partir dos últimos acontecimentos político-econômico-sociais que vem afetado o Brasil e o mundo. No campo artístico, esse tema vem mobilizando teóricos, filósofos, artistas dividindo opiniões e alimentando discussões sobre a funcionalidade da arte na sociedade, colocando, aparentemente, as opiniões em pelo menos dois eixos: a arte engajada e a dita 'arte pela arte'.

Na próxima quinta-feira, dia 19/10, às 19hs, haverá lançamento da edição impressa da Revista Arteriais, revista de arte contemporânea do Programa de Pós-graduação em Artes da UFPa. É um projeto concebido pelo PPGARTES e tem, hoje, em seu comitê editorial os professores doutores Ana Flávia Mendes, Bene Martins e Orlando Maneschy. Cabe destacar que Arteriais é a primeira revista acadêmica em artes da região amazônica cadastrada na plataforma Periódicos.

Convidamos toda comunidade acadêmica e demais interessados a participar da Mesa Redonda "POR QUE ARTE? (Em torno do interdito na exposição Queer Museu)