
Vozes Amazonianas
O projeto VOZES AMAZONIANAS: Diversidade, Memória e Visibilidade no Território da Arte ativa um espaço para trocas de ideias e experiências de agentes do campo da arte, com o objetivo de contribuir para a difusão do patrimônio cultural e da história presente nas vivências de artistas e pesquisadores que, de uma forma ou de outra, tomam parte na coleção Amazoniana de Arte da UFPA. Para além de se constituir em um conjunto de obras e documentos artísticos a lançar olhares para a história, paradoxos e os processos empreendidos na região, a Amazoniana é ambiente atento à diversidade e à pluralidade de vozes, promovendo a inclusão e o debate sobre a experiência de atuar neste território e sobre os impactos da colonialidade, bem como um espaço vinculado ao ensino, à pesquisa e à extensão por meio de métodos formais e não formais de intercâmbios de conhecimentos e experimentos compartilhados.

Exposição “O Sagrado Dissidente”
É com bastante orgulho e com a união de vozes sociais potentes que tornamos pública a Exposição “O Sagrado Dissidente”, no Museu de Arte de Belém. Este projeto visual surgiu a partir do resultado da pesquisa de mestrado do performer Raphael Andrade, denominada “DINAMITES DISSIDENTES: CONSTRUÇÃO (RE)PERFORMÁTICA DE UMA AUTOETNOGRAFIA”, orientado pela professora Dra. Ivone Xavier, em que o corpo transgressor do referido performista apresenta a dualidade sagrado versus profano, por intermédio da ação performática urbana realizada no Brasil e na Europa Ocidental.
Com o objetivo de ganhar novos relevos valorativos e alcançar outros corpos dissidentes em suas múltiplas performances, a presente exposição é formada por obras de 20 artistas (paraenses e de demais regiões do Brasil), a refletir sobre o eixo central do debate: dualidade sagrado versus profano, mas, agora, permitindo a incorporação de outros corpos também marginalizados historicamente.
De fato, o acervo de 67 obras parte das especificidades da fotoperformance/fotomontagens, gravuras, instalação, mosaico e esculturas intenta fissurar o sistema normativo opressor, que opera como máquina de extermínio. E traz à baila o respeito à pluralidade religiosa e, consequentemente, potencializa a voz dos excluídos e marginalizados socialmente. Sem dúvida, a hibridização dessas vozes, dessas ações artísticas permite constatar que a presente exposição faz aliança com outros corpos e outras religiosidades, pois é preciso considerar as análises da interseccionalidade e outros modos de vivenciar o sagrado.
Período de visitação: 21 de agosto a 8 de setembro de 2024.
Local: Museu de Arte de Belém- MABE.
Terça-feira a sexta-feira de 8h30 às 16h30.
Sábados e Domingos de 9h às 14h.

AVISO IMPORTANTE
Agradecemos a compreensão.
Coordenação da Editora do Programa de Pós-Graduação em Artes."
III Seminário Nacional de Memórias Cênicas na Amazônia
O Seminário Nacional de Memórias Cênicas na Amazônia é um evento bienal produzido pelo grupo de pesquisa Perau – Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia/CNPq, por meio de seus projetos de pesquisa e extensão. A sua terceira edição, com o tema Arte & Cultura: do esquecimento ao direito à memória, tem por objetivo central abrir espaço de reflexão sobre o papel da arte em interfaces aos direitos à memória individual e coletiva a partir do território amazônico. Nesse contexto, o evento homenageará guardiões de saberes culturais/artísticos amazônicos.
Um evento acadêmico é momento de encontros, de tornar público o que pesquisadores(as) fazem em seus cotidianos, envoltos em seus campos de trabalho e reflexão. Como atividade de extensão, possibilita a comunhão de conhecimentos entre a universidade, que traz para si a tarefa de ser um lugar de agenciamentos, e a sociedade. Dessa maneira, o evento promovido pelo Grupo de Pesquisa Perau é momento de congregar aquilo que em seu cotidiano se constrói nas práticas de ensino e pesquisa de seus integrantes, além de ser lugar de diálogos com artistas e pesquisadores(as) de outras instituições nacionais e internacionais.
Nesse sentido, o III Seminário Nacional de Memórias Cênicas na Amazônia congrega pesquisadores(as), artistas, profissionais das artes, das artes cênicas de instituições nacionais e internacionais, na procura do intercâmbio de ideias, da partilha de saberes e experiências de pesquisas. O campo da Arte, em especial as artes da cena, é espaço para reflexões que nos permitem elucidar pensamentos sobre os sentidos socioculturais, políticos estéticos de nossos modos de fazer, seja no passado ou no presente.
A relação da Arte com a Memória e a História, em seus múltiplos sentidos epistêmicos e metodológicos, surge como espaços de conhecimento nos quais propomos nos encontrar. Seja no labor do fazer historiográfico sobre nossas experiências artísticas, buscando sentidos, caminhos para compreender as relações entre arte/artistas e sociedade, em seus variados tempos históricos, em contextos socioculturais. Seja no labor dos processos de criação em arte, com suas performatividades que possibilitam a experienciar vivências culturais plurais, em diálogo com o passado e o presente, congregando vozes e práticas culturais diversas.
Nessa terceira edição, teremos espaço para a partilha de pesquisas, por meio de apresentação de comunicação oral, a partir dos grupos de trabalho. Convidamos pesquisadoras e pesquisadores a participar do Seminário, as regras de participação estão disponíveis na página do evento: https://www.even3.com.br/iii-seminario-nacional-de-memorias-cenicas-na-amazonia/
O prazo de submissão de trabalhos é até 31/08/2024.
Contatos
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Uma Noite no Museu – Exposição Por Dentro do Acervo de Arte das Onze Janelas
Exposição de divulgação ao público em geral dos resultados e processos em andamento da pesquisa em rede do projeto “Pesquisa e Documentação Museológica do Acervo de Artes Visuais do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, em Belém do Pará” voltada ao acervo de artes visuais do museu, conta com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, coordenado pela Universidade Federal do Pará, em rede com outras instituições de ensino superior, a Universidade Federal da Bahia e a Universidade da Amazônia.
Esse evento é uma realização em conjunto com a Coordenação de Preservação, Conservação e Restauração, e a Coordenação de Pesquisa e Documentação Museológica do Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secretaria de Cultura do Estado do Pará.
Pela UFPA, o projeto de pesquisa envolve as subunidades do Instituto de Ciências da Arte (ICA): Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes), Faculdade de Artes Visuais, os cursos de Artes Visuais, Museologia e Multimídia.
A mostra didática, pretende apresentar os bastidores da pesquisa em museus, terá 04 banners sobre os campos de pesquisa , que envolve as artes Visuais, Museologia e a Conservação e algumas obras das Coleções Fundo Nacional de Arte, Fundo Z, Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, Diô Viana e Fayga Ostrower, com quatro banners, explicitando a pesquisa e as ações de Museologia, Artes Visuais e Conservação.
Haverá no dia 5 de julho, a mediação dos pesquisadores e dos Bolsistas de Iniciação à Pesquisa envolvidos na realização das investigações aplicadas ao acervo de arte moderna e contemporânea do museu.
Sexta-feira 05/07/2024
Horário : 18h às 22h
Local: Museu do Estado do Pará ( MEP)
ENTRADA FRANCA

Resultado Final PSPPGARTES 2024
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Edital de Habilitação a Vaga / Matrícula (Entrega de Documentos para matrícula): Clique aqui

Resultado Preliminar - PSPPGARTES 2024 (publicado em 19/06/2024 às 16h00)
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Adendo I : Clique Aqui
Os recursos deverão ser encaminhados para o e-mail < Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. > em até 48 (quarenta e oito) horas, contados a partir da data e horário da divulgação do resultado de cada etapa.
ATENÇÃO - O Edital de Habilitação/matrícula (entrega de documentos) será publicado no dia 26/06/2024. Fique atento!

Resultado Final da Heteroidentificação - Após Recursos
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Resultado Preliminar da Heteroidentificação
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- O recurso deverá ser interposto pelo e-mail: < Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. > nos dias 10 e 11 de junho de 2024, conforme calendário item 7 do Edital.
FOLHA DE RECURSO :Clique aqui (BAIXAR E PREENCHER)

Resultado da Avaliação da Prova Oral – Após Recursos
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- ENTREVISTA HETEROIDENTIFICAÇÃO (COTA ETNORACIAL)
Obs.: O local de realização das entrevistas de Heteroidentificação foi alterado.
Os candidatos que fazem parte da Categoria Cota Social PPI – Pretos, Pardos e Indígenas. Deverão preencher o formulário de autodeclaração racial (disponível aqui) e levar no dia da entrevista de Heteroidentificação, juntamente com seu documento de identificação.
NOVO LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Artes, localizado na avenida Gov. Magalhães Barata, nº 611, entre as ruas 3 de maio e 9 de janeiro (próximo ao Sistema de Ensino Rosana Bastos).
DIA E HORÁRIO: 06 de junho de 2024, às 10h.

Resultado da Avaliação da Prova Oral (publicado em 28/05/2024 às 16h20)
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Os recursos deverão ser encaminhados para o e-mail < Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. > em até 48 (quarenta e oito) horas, contados a partir da data e horário da divulgação do resultado de cada etapa.
ATENÇÃO – ENTREVISTA HETEROIDENTIFICAÇÃO ( COTA ETNORACIAL)
Os candidatos que fazem parte da Categoria Cota Social PPI – Pretos, Pardos e Indígenas. Deverão preencher o formulário de autodeclaração racial (disponível aqui) e levar no dia da entrevista de Heteroidentificação, juntamente com seu documento de identificação.
LOCAL ENTREVISTA : Faculdade de Música da UFPA ( 2º piso – SALA LABETNO). A Faculdade de Música fica localizada na Universidade Federal do Pará. Augusto Corrêa, 01 - Guamá, Belém - PA, 66075-110 ( Ao lado do ICJ. Em Frente ao Restaurante do NAEA. Próximo ao portão 3 da Universidade)
DIA E HORÁRIO: 06 de junho de 2024, às 10h.
LEIA ATENTAMENTE O ITEM 13 DO EDITAL - DA VERIFICAÇÃO DA AUTODECLARAÇÃO DE PESSOA NEGRA
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