Histórico

Inicialmente, é necessário termos em vista algumas datas importantes da existência do campo da Arte na Universidade Federal do Pará. A primeira é a criação/implantação da se deu em 1957 a partir da junção de várias faculdades autônomas, algumas existentes desde o início do século XX. Em 1962 teve início as atividades de formação artística com a criação do Curso Livre de Teatro e em 1963 do Serviço de Teatro da Universidade do Pará (STUP) atual Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDFPA), a primeira instituição de ensino de arte/teatro da região Norte (Teatro). Tivemos também cursos livres de Música (1963) e Dança (1968), e todos estes tornaram-se ao longo do tempo cursos técnico-profissionais de nível médio. Organizados na Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) e na Escola de Música (EMUFPA), estas subunidades acadêmicas constituíram o Núcleo de Artes (NUAR) a partir de 1991.

Em 1976 foi criado o primeiro curso superior em artes de toda a Região Norte (Educação Artística/Artes Plásticas), seguido do Curso de Educação Artística/Música em 1991 – ambos atrelados ao Departamento de Artes (DEARTE) do então Centro de Letras e Artes (CLA). Em 1989-1990 foi oferecida (em parceria com a UFPA) o Curso de Especialização em Técnico Cultural promovido pela Fundação Cultural do Pará e em 1994-1995 foi oferecido pelo CLA a Especialização em Inter Relações Arte Escola, com professores da USP e de outras instituições nacionais – estas foram as primeiras iniciativas intermitentes em direção à pós-graduação.

Esta sequência de iniciativas acadêmicas da UFPA no campo da arte (co)respondia à efervescência artístico-cultural em Belém nas últimas décadas do século XX e, como veremos, nas primeiras décadas do século XXI.

Assim, NUAR (nível técnico) e DEARTE (nível superior) seguiam suas respectivas dinâmicas de formação sem maiores conexões, quando (em 2002) foi constituída uma comissão paritária para pensar, enfim, uma organização acadêmico-administrativa que sublinhasse a autonomia epistêmica, pedagógica, experimental e metodológica da área de Artes dentro da própria UFPA. Foi nesse momento que ficou evidente a necessidade de cursos de pós-graduação stricto senso e alguns passos foram dados nesse sentido: 1) A criação do Fórum Bienal de Pesquisa em Artes, ainda em 2002, para fomentar a divulgação da pesquisa; 2) A implantação de cursos de pós-graduação lato senso, com 3 turmas concluídas (2003, 2004 e 2005) da Especialização em Semiótica e Cultura Visual (depois Semiótica e Artes Visuais); 3) O fomento à qualificação dos docentes da área de Artes através de Minter e Dinter em convênio com várias instituições do país – no Minter em Artes Cênicas com a UFBA, a UFPA assumiu todas as despesas com bolsas; 4) Privilegiar a categoria de adjunto (doutores) em novos concursos, bem como a transferência (para a UFPA) dessa mesma categoria. Para que se tenha uma ideia do alcance dessas políticas, registre-se que em 2002 tínhamos 2 doutores e 2 doutorandos e em 2010 já éramos 60 doutores.

Nesse ínterim, o trabalho daquela comissão paritária redundou na criação (em fevereiro de 2006) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) que passou a congregar os cursos técnicos de Dança, Música e Teatro e os cursos superiores de Artes Visuais e Música, conectando as atividades de formação então dispersas entre o NUAR e o DEARTE (que foram extintos). Com isso, o ICA congregou a ETDUFPA, a EMUFPA e a FAV, tornando-se uma unidade acadêmica sui generis não só no âmbito da UFPA, como também em todo o Brasil ao oferecer formação artística do técnico de nível médio à pós-graduação.

Também nesse entretempo, a partir do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), foram criados novos (e/ou adaptados a partir dos já existentes) cursos superiores, ao mesmo tempo em que foram sendo criados (e/ou adaptados) novos cursos técnicos em Ator/Teatro, Cenografia, Figurino Cênico, Intérprete Criador (Dança), Dança Clássica; em 2021 foi criado o Curso Superior Tecnológico em Produção Cênica. Há previsão na ETDUFPA da criação de novos cursos técnicos: Dramaturgia; Teatro de Animação. A escola vem desenvolvendo, também, especializações de nível técnico, como o oferecido entre 2019 a 2023 o de Dramaturgia.

Temos, ainda, diversos cursos técnicos em Música – recentemente a EMUFPA (cursos técnicos) tornou-se uma unidade acadêmica autônoma, enquanto a Faculdade de Música permaneceu na estrutura acadêmico-administrativa do Instituto de Ciências da Arte.

Atualmente, o ICA oferece os seguintes cursos de graduação: Bacharelado em Artes Visuais, Licenciatura em Artes Visuais, Bacharelado em Museologia, Bacharelado em Cinema e Audiovisual, Licenciatura em Música, Licenciatura em Teatro, Licenciatura em Dança, Tecnólogo em Produção Multimídia e Tecnólogo em Produção Cênica – o Bacharelado em Artes Visuais. Em 2020 foi criada a Faculdade de Dança – FADAN, oferecendo a Licenciatura em Dança.

É importante notar essa diversidade de ofertas de cursos de graduação em artes e áreas conexas, pois ela incide diretamente na constituição e no caráter interdisciplinar (interartes) do PPGARTES. Essa diversidade de cursos superiores abrangendo todas as expressões artísticas numa única unidade acadêmica também se configura como um fato raro no contexto brasileiro, particularmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.

Através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/CAPES-MEC), o ICA e suas subunidades acadêmicas oferecem desde 2010 cursos que formaram (dados de 2019) 204 licenciados em Artes Visuais, 93 licenciados em Dança, 129 licenciados em Música e 149 licenciados em Teatro em diversos municípios do interior do Pará, adquirindo uma capilaridade geográfica em termos de formação superior até então inédita. Ademais, o PARFOR se tornou um importante espaço acadêmico para o PPGARTES na medida em que muitos de nossos egressos exerceram (e exercem) atividades docentes de nível superior nesse programa gerenciado pela CAPES.

Foi no bojo dessas políticas de expansão e sedimentação da área de Artes na UFPA que surgiu o PPGARTES. Previsto desde 2006 no PDI da UFPA e do ICA, aprovado em 2008 e implantado em 2009 com os 8 primeiros doutores do Instituto (Afonso Medeiros, Edison Farias, Orlando Maneschy, Ubiraélcio Malheiros e Valzeli Sampaio de artes visuais; Lia Braga e Liliam Barros de música; e Cesário Pimentel de teatro) – o doutorado foi implantado em 2016.

Em 2009 houve a implantação do Curso de Mestrado Acadêmico (recomendado em 24/04/2008) e em 2016 o de Doutorado (recomendado em 11/12/2015). Reiterando uma trajetória de pioneirismo da UFPA no Norte do país, o nosso mestrado acadêmico foi o primeiro na área de Artes em toda a região amazônica até a implantação do Mestrado em Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre (UFAC) em 2019; o Mestrado em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas implantado em 2011 como profissional, tornando-se acadêmico em 2015. No último quadriênio vimos a expansão da área com a implantação do Mestrado Profissional em Música da Escola de Música da UFPA; o Mestrado em Música da Universidade do Estado do Pará. O nosso doutorado continua sendo o único em toda a região.

Em 2012-2013, foi apresentada a proposta de elaboração do Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) em rede, com as seguintes instituições envolvidas: Universidade de Brasília, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal da Paraíba,  Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Pará, Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal de Minhas Gerais, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade do Estado de Santa Catarina. O curso foi implantado em 2014.

Nos cabe assinalar que a UFPA é uma das IFES mais interiorizadas do Brasil, atualmente com 12 campi. Essa política de interiorização vem desde os anos 1980 e 3 instituições da região surgiram de campi avançados da UFPA: UNIFAP (Macapá), UNIFOPA (Santarém) e UNIFESSPA (Marabá).

Desde sua implantação, realizamos bianualmente seminários de autoavaliação (prevista no Regimento do Programa) e, desde 2012, com o apoio irretocável da PROPESP, implantamos a avaliação/acompanhamento com avaliadores ad hoc externos, a maioria oriundos de IFES de outros estados. A partir desses procedimentos de avaliação externa e autoavaliação, manteve-se a área de concentração (Artes), mas promoveu-se ajustes paulatinos nas Linhas de Pesquisa, dando uma configuração mais precisa às três (3) áreas de pesquisa cobertas pelo PPGARTES: 1) Processos de criação em artes (LP1); 2) Processos interfacetados entre artes e saberes afins (LP2); 3) Processos históricos e educacionais em artes (LP3), atendendo, por um lado, a configuração interdisciplinar do corpo docente e, por outro, a demanda por formação pós-graduada nas diversas subáreas das artes em conexão ou não com outras áreas do conhecimento. Dessas linhas, atualmente temos 3 linhas de pesquisa: Linha de Pesquisa 1 – POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES; Linha de Pesquisa 2 – TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES; Linha de Pesquisa 3 – MEMÓRIAS, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO EM ARTES.

Assim, o PPGARTES/UFPA tem mantido convênios, colaborações e parcerias com instituições de ensino e pesquisa locais, regionais, nacionais e internacionais. Em seu 16º ano a partir de sua implantação (2009), o PPGARTES apresenta uma estrutura que associa coerentemente Área de Concentração, Linhas de Pesquisa e Projetos/Grupos de Pesquisa. E foi em meio a esse contínuo refinamento que o PPGARTES formou, até o momento (dados de dezembro 2024) 300 mestres e 79 doutores, egressos espalhados em três regiões brasileiras (Norte, Nordeste e Sudeste), bem como no México, em El Salvador, em Honduras, na Colômbia, na Venezuela e no Uruguai. E tem alunas da Argentina e Beni-África no mestrado.

 

Missão-Visão-Princípios da UFPA e PPGARTES

Em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (2016-2025), a Universidade Federal do Pará define seus princípios: a universalização do conhecimento; o respeito à ética e à diversidade étnica, cultural, biológica, de gênero e de orientação sexual; o pluralismo de ideias e de pensamento; o ensino público e gratuito; a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; a flexibilidade de métodos, critérios e procedimentos acadêmicos; a excelência acadêmica; a defesa dos direitos humanos e a preservação do meio ambiente. De acordo com estes princípios, a missão da Universidade é: “Produzir, socializar e transformar o conhecimento na Amazônia para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade inclusiva e sustentável”. E tem como visão: “ser reconhecida nacionalmente e internacionalmente pela qualidade no ensino, na produção de conhecimento e em práticas sustentáveis, criativas e inovadoras integradas à sociedade.” (https://ufpa.br/missao-visao-e-principios/).

De acordo com esses princípios, missão e visão da UFPA, o Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará tem como Objetivos:

Geral: Qualificar pessoal em nível stricto sensu com Mestrado e Doutorado acadêmico em Artes, de acordo com sua área de concentração (ARTES) e suas linhas de pesquisa.

Específicos:

I – Formar pesquisadores em Artes;

II – Preparar profissionais qualificados para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e produção de conhecimento na área;

III – Oferecer, no âmbito de uma universidade pública e gratuita, um espaço qualificado de aprofundamento do conhecimento teórico, técnico e cultural na área de Artes;

IV – Contribuir para a produção de pesquisas de bases teóricas e técnico-científicas em Artes e suas interfaces;

V – Fortalecer uma massa crítica que fomente o desenvolvimento educacional e artístico-cultural local, nacional e internacionalmente, particularmente na Região Norte do país;

VI – Promover a articulação entre a prática artística e as teorias e conceitos estéticos, culturais e literários; VII – Favorecer a interação entre a pesquisa acadêmica e o contexto artístico-cultural;

VIII – Atender a uma demanda resultante do crescimento da pesquisa em Artes no Brasil, provendo o Estado do Pará e a Região Norte, de Cursos de Pós-Graduação stricto sensu na área;

IX – Articular-se em redes interinstitucionais nacionais e internacionais na área e em interfaces interdisciplinares.

Par e passo com estes objetivos e com a missão/visão da UFPA, o PPGARTES tem como missão: “Produzir, socializar e transformar o conhecimento em Artes e suas interfaces para a formação de profissionais da pesquisa e do seu ensino, capazes de promover a construção de uma sociedade inclusiva e sustentável”. E sua visão é: “Ser reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade na produção de conhecimento em Artes, revelada em práticas sustentáveis, criativas e inovadoras integradas à sociedade”.

Nesse sentido, o Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA oferta dois cursos stricto sensu da modalidade acadêmico: Mestrado e Doutorado. Os cursos têm as Artes como área de concentração e se estrutura a partir de três linhas de pesquisa: Linha de Pesquisa 1 – Poéticas e Processos de Atuação em Artes; Linha de Pesquisa 2 – Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes; Linha de Pesquisa 3 – Memórias, Histórias e Educação em Artes. Cada linha de pesquisa conta com um representante indicado pelos pares, de modo a coordenar discussões e comissões pertinentes à linha. Atualmente, os representantes são: Larissa Latif Placido Saré (LP1), Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida (LP2) e Marcia Mariana Bittencourt Brito (LP3).

Ressalta-se que os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes estão diretamente articulados às linhas de pesquisa do programa, assim como os projetos de mestrado e doutorado por eles orientados e, também, as disciplinas ministradas, as quais buscam servir de subsídio para a produção intelectual do programa como um todo. Entre as atividades curriculares disponíveis, constam itens obrigatórios diretamente em diálogo com a construção metodológica das pesquisas em desenvolvimento, além de um quadro de componentes optativos, recomendados aos discentes conforme as linhas de pesquisa às quais seus projetos estejam associados.

Em seu 16º ano a partir de sua implantação (2009), o PPGARTES apresenta uma estrutura que associa coerentemente Área de Concentração, Linhas de Pesquisa e Projetos/Grupos de Pesquisa. E foi em meio a esse contínuo e necessário refinamento que o PPGARTES formou, até o momento 300 mestres e 79 doutores (dados de dezembro de 2024).

 

Metas e Ações – [Plano de Desenvolvimento Estratégico do PPGARTES (2022-2028)]

Com base nas orientações dos documentos da área, o PPGARTES planejou-se a fim de atender as demandas para sua melhor atuação e aprimoramento, dialogando com o constante processo de autoavaliação.

Para que se possa aquilatar o Planejamento Estratégico do PPGARTES em articulação com o planejamento estratégico da UFPA, é necessário pormos em perspectiva alguns dados que corroboram o fato de que a UFPA responde por 31.3% dos cursos de mestrado e 45.7% dos cursos de doutorado na Região Norte. No contexto brasileiro, respondemos por 1.67% dos cursos de mestrado e 1.69% dos cursos de doutorado. Em 2024 A UFPA conta com quase 50 acordos de cooperação internacional com instituições da África, América e Europa, entre eles o PPGARTES vem trabalhando para solidificar sua atuação no cenário internacional, por meio de ações, projetos e participação em programas institucionais.

O Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) – ICA-UFPA, baseado no PDI da UFPA (2016-2025) compreende todas as subunidades do Instituto de Ciências da Arte, incluindo o PPGARTES. A partir dos dados, do contexto estatístico e dos processos de autoavaliação realizado durante o quadriênio 2021-2024, o Programa elaborou seu conjunto de mestras para o quadriênio vigente e o próximo ciclo avaliativo (2025-2028), pensando no momento presente e futuro (a curto, médio e longo prazo):

1. Expansão de projetos e ações voltadas para a internacionalização do PPG, por meio de colaboração internacional, em diálogo com o PDI da UFPA.

2. Ampliação do número de estudantes estrangeiros efetivos no Programa.

3. Ampliação de estágios (sanduíches) no exterior, por meio do Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES e de outras agências de fomento.

4. Incentivo de coautorias entre discentes e egressos com orientadores e docentes do PPGARTES e docentes de outros PPGs.

5. Melhoria da equidade da produção intelectual qualificada entre docentes.

6. Oferecimento de Dinter e Minter às IES da região conforme solicitações já existentes, dependendo dos editais e parcerias institucionais.

7. Iniciar expansão da área útil da sede do PPGARTES através de projetos de reforma e construção (projeto arquitetônico em andamento) ou através de imóvel da UFPA próximo ao PPGARTES, principalmente para expansão da biblioteca e dos laboratórios atrelados a projetos e grupos de pesquisa.

8. Ampliar o corpo docente do PPG, de acordo com ações de credenciamento e descredenciamento.

9. Intensificar a participação do PPG em projetos e ações em rede nacional e internacional.

10. Promover seminários, cursos e outros para discutir com profundidade o que a área de Artes e a CAPES define por produção intelectual dos PPG no novo contexto da avaliação, entendendo quais produtos pertencem à carreira mais ampla do(a) pesquisador(a) e quais são resultados da sua pesquisa e atuação no PPG.

11. Desenvolver uma política de incentivo à produção de docentes com discentes e egressos, bem como o seu cadastro de forma correta.

12. Promover formação voltada para o cadastro da produção intelectual, de qualquer tipo, focada no nível de detalhamento requerido para a classificação e para a avaliação qualitativa, de acordo com as orientações dos documentos de área.

13. Preparar material orientador (elaboração de Fichas com detalhamento dos campos descritivos sobre os produtos e as justificativas no caso de destaques), permitindo a análise do atendimento aos indicadores da área.

14. Focar nos tipos de produtos avaliados pela área para evitar o excesso de produção não classificada e não avaliada.

15. Ampliar as comissões permanentes: Planejamento Estratégico; Autoavaliação.

16. Rever o Regimento Interno e demais Instruções Normativas.

17. Renovar a Instrução Normativa de créditos de publicação.

18. Estabelecer acompanhamento pedagógico e psicológico aos discentes e docentes.

19. Reorganizar a estrutura curricular dos cursos a partir da entrada de novos docentes e novas metodologias e epistemologias em arte na contemporaneidade.

20. Pensar e articular em mecanismos para ampliar as possibilidades de divulgação das ações e produções do programa na mídia, imprensa local e nacional, colaborando em sua difusão.

 

Autoavaliação

A partir das orientações da CAPES e da área de Artes sobre o processo de Autoavaliação, definido como um “processo de avaliar a si próprio, por vezes também chamada avaliação interna ou avaliação institucional, quando referida às organizações” e que tem por objetivo ser “formativo, de aprendizagem”. A Autoavaliação deve ser “planejada, conduzida, implementada e analisada por pessoas elas próprias formuladoras e agentes das ações a serem avaliadas, possibilita uma reflexão sobre contexto e políticas adotadas, além da sistematização dos dados que levam à tomada de decisão”. Com base nessas questões, ao longo do quadriênio (2021-2024), o PPGARTES realizou ações e procedimentos, alguns ainda em experimentação, a afim de atender a Autoavaliação e pensando no próximo ciclo avaliativo (2025-2028).

Os processos de Autoavaliação do PPGARTES durante o quadriênio foram feitos a partir:

1 – Programa de Acompanhamento Institucional – PAI – Diretoria de Programas Estratégicos (DPE da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/PROPESP-UFPA).

2 – Avaliação e planejamento das atividades anualmente por meio: Seminários, encontros, formulários.

 

Editora

O material bibliográfico publicado pela Editora está disponível no Portal do Livro Aberto da UFPA (PPGARTES/ICA): <https://livroaberto.ufpa.br/collections/816891a7-6606-4031-9fda-a9dccd8b4502>. E no site do PPGARTES (<https://ppgartes.propesp.ufpa.br/index.php/br/pesquisa/producao-intelectual>). (RELATÓRIO EDITORA PPGARTES-UFPA)

 

Revista Arteriais

A Revista Arteriais é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará. Tem a missão de desenvolver redes de relações no circuito da área das artes, visando a divulgação de conhecimentos. Destina-se à publicação de trabalhos acadêmicos e artísticos, propiciando a difusão de processos e projetos nas áreas das Artes Cênicas, Visuais e Musicais, bem como suas interseções, para além de seus campos específicos, transitando da experiência estética à crítica. Neste sentido, estabelece, ainda, seções diferenciadas, conferindo espaço para ensaios visuais, entrevistas, traduções, portfólios e partituras. A produção pode ser submetida em português, espanhol e inglês. A revista é indexada no DOI e no Portal de Revistas da UFPA. ISSN 2446-5356 | DOI 10.18542. Qualis: A3. A Revista Arteriais funciona desde 2015 e já publicou até 2024 18 números com artigos, ensaios, ensaios visuais, partituras, entrevistas, traduções, entre fluxo contínuo e dossiês temáticos (disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/ppgartes/index). 

 

Dados dos cursos:

Código: 15001016055P1

Área de Avaliação: Artes

Área de Concentração:  Artes

Modalidade: MESTRADO ACADÊMICO

Data da Recomendação: 24/04/2008

Portaria MEC de Reconhecimento do Curso

Nota do Curso de Mestrado: 5

 

Código: 15001016055D2

Área de Avaliação: Artes

Área de Concentração: Artes

Modalidade: DOUTORADO ACADÊMICO

Data de Recomendação: 11/12/2015 -  161a Reunião do CTC CAPES

Nota do Curso de Doutorado: 5

 

A estrutura curricular dos cursos de mestrado e doutorado está disponível neste site através do link:

(https://ppgartes.propesp.ufpa.br/index.php/br/academico/disciplinas)

 

Canais oficiais do PPGARTES/ICA-UFPA:

Site: https://ppgartes.propesp.ufpa.br/index.php/br/

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Blog da biblioteca:  https://bibppgartes.wixsite.com/bibliotecappgartes

Página da Revista Arteriais: https://periodicos.ufpa.br/index.php/ppgartes/index

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