Congresso de Ensino/Aprendizagem das Artes na América Latina: Colonialismo e Questões de Gênero,idealizado pela Arte/Educadora Ana Mae Barbosa, que acontecerá entre os dias 21 a 23 de Abril de 2019, em São Paulo, no SESC VILA MARIANA, que está apartir do dia 07 de março com as inscrições abertas. O evento está com sua programação prévia definida e visa  ¨intensificar a conscientização e as ações de combate à colonização cultural, econômica, educacional e emocional”.

Em Belém,, o Grupo de Pesquisa Arte, Memórias e Acervos na Amazônia ligado a Universidade Federal do Pará por meio do Programa de Pós-Graduação em Artes e do Curso de Artes Visuais e da Faculdade de Artes Visuais do Instituto de Ciências da Arte vem realizando o ciclo de debates  “EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS EM ARTES VISUAIS NA AMAZÔNIA PARAENSE”, desde Março de 2018 e no próximo dia 14 de Março, realizará um Seminário de Encerramento, no auditório do Atelier de Artes, no horário da manhã e tarde, no Campus Professor Silveira Netto no Guamá.

As temáticas das mesas discutiram questões pertinentes no campo das Artes Visuais e suas relações colonialistas no território amazônico, envolveram aproximadamente 110 participantes em quatro mesas com 11 palestrantes, docentes pesquisadores e envolvidos com a Educação Básica e Superior. Na avaliação dos participantes acerca da mesa 1 que tratou do “Descolonialismo/decolonialismo e as questões de ensino/aprendizagem em Arte”, um dos participantes “1.   “É importante pela oportunidade de discutir desigualdades, silenciamentos e diversidades (no ensino em arte e aprendizagem)e também em outros ambientes, levando a discussão para nosso local de trabalho e pra outros relações com arte, mesmo fora do ambiente de ensino e aprendizagem, com novas referencias, ampliando a discussão (aprendendo como ela, ou vendo pesquisadores trocando conhecimento e levando uma semente).”

Outra mesa, sobre “História da Arte e o Ensino/aprendizagem das Artes Visuais uma questão de colonialismo?”, também foi considerado “Bastante importante do ponto de vista que enriquece o campo de conhecimento da arte na Amazônia, cuja compreensão e empregada do pensamento europeu”. E a mesa 3, “Experiências Educativas na educação Formal e não formal: Reflexões decoloniais”,  foi considerada por um dos participantes: “É através desta temática que podemos conhecer mais sobre como está sendo ministradas o ensino das artes visuais na Amazônia já que somos ricos em saberes, recursos materiais e um repertório ímpar.”

A programação do Seminário de encerramento a realizar-se dia 14 de março, contará com a programação abaixo:

Manhã: 9h30 às 11h

Palestra: Arte, Educação & Memórias: Caminhos e descaminhos do movimento de imagens.

A arte do cinema teve suas câmaras focadas na visualidade de imagens euro-americanas. A transversalidade dessas imagens para outras áreas e locais de reconhecimento favoreceu novos caminhos estéticos e introduziu a diversidade do olhar com a  inclusão do diferente.

Profa. Dra. Maria Luzia Miranda Alvares, Graduada em Ciências Sociais, doutora em Planejamento do Desenvolvimento pelo PLADES/NAEA/UFPA, mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ); Jornalista, exerceu a crítica de cinema de 1972 a 2015, professora Associada 3 da FACS/IFCH/UFPA, Grupo de Estudos e Pesquisa “Eneida de Morais” (GEPEM/UFPA);Mediação: Profa. Dra. Marisa de Oliveira Mokarzel, Pesquisadora, curadora independente, professora visitante do PPGArtes/UFPA/ICA.

Intervalo – Almoço – 11h às 14h

Tarde: 14h às 18h30

14h-16h-Tema 1: Ensino/Aprendizagem em Artes: Polivalência ou interdisciplinaridade e as abordagens Étnico-racial e de Gênero.

Pretende diagnosticar as ações de atuação na educação básica realizada pela Secretária Municipal de Educação de Belém-SEMEC e dos Cursos de Artes Visuais, Música e Dança do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) sobre a questão do Ensino/Aprendizagem em Artes: Polivalência ou interdisciplinaridade e as abordagens Étnico-racial e de Gênero.

Convidados: Prof. Dionelpho Junior - SEMEC/PMB; Prof.Dr. John Flechter Couston Junior –Coordenador do Curso de Licenciatura Artes Visuais da FAV, Profa. Dra. Cláudia Leão, exerceu coordenação do novo currículo do Curso e Amanda Barros, egressa do curso e mestranda em Artes PPGArtes; Profa.Dra.Idanise Sant’ana Azevedo Hamoy -Parfor-Artes Visuais; Profa. Dra. Cristina Mami Owtake -Parfor- Música; Profa. Dra. Waldete Brito Silva de Freitas- Parfor-Dança; Mediação: Prof.Dra. Ana Del Tabor Magalhães- doutoranda em Artes UFMG/UFPA.

Intervalo – 15 minutos

16h15-18h30 – Tema 2Abordagens étnico-racial e Gênero: da invisibilidade à visibilidade no campo da Arte.

Discute as questões étnico-racial e de gênero no campo da Arte, as produções artísticas/estéticas/culturais. Os marcos regulatórios no ensino/aprendizagem das Artes Visuais.

Convidados: Profa. Dra. Sandra Cristina Ferreira dos Santos- Doutora em Educação, professora da UEPA/ESMAC; Profa. Drª. Zélia Amador de Deus – Doutora em Ciências Sociais, professora FAV/ICA/UFPA; Profª. Drª. Wilma de Nazaré Baía Coelho – Doutora em Educação, professora IFCH/UFPA;Mediação: Profa. Dra. Rosangela Marques de Britto, museóloga, artista plástica, professora pesquisadora da FAV/PPGArtes (ICA/UFPA)