Divulgação da Próxima Visita Técnica ao Salão Arte PARÁ:

Público alvo: Discentes da FAV : Artes Visuais, Cinema e Audiovisual, Multimídia e Museologia.Assim como, a outros cursos da UFPA que tiverem interesse de visitar o Arte Pará, a ser mediado por Diogo Lima, Rosangela Britto e a presença da Curadora Vânia Leal

“Processos de Criação, Produção, Ensino-Aprendizagens em Desenho, Pintura e Expressões Bidimensionais na formação do Professor de Artes Visuais e do Artista Plástico ou Visual no âmbito das Artes Moderna e Contemporânea de Belém (Pa), Amazônia” (nome fantasia Espaço do Ócio Criativo), que faz parte do subprograma Apoio à Infraestrutura de Ensino (LABINFRA) coordenado pela Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino (DIQUALE) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) em parceria com o Instituto de Ciências Arte (ICA) e da Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Neste projeto educativo, um dos objetivos visa aproximar metodologias de ensino-aprendizagem em Artes Plásticas/Visuais às pesquisas artística em Arte Visuais e sobre Artes Visuais, tendo como referente as coleções dos Acervos dos museus de Arte de Belém, o diálogo com os artistas locais e a compreensão do sistema da Arte, e dos patrimônios ambientais e culturais da cidade.

Assim como, o projeto integra três laboratórios de ensino do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais - Laboratório de Desenho, Laboratório Experimentação Bidimensional e Laboratório de Pintura - do Núcleo de Expressão Plástica no Espaço Bidimensional do Projeto Político Pedagógico do Curso. Nestes laboratórios são realizadas às disciplinas de - Fundamentos do Desenho, Fundamentos da Pintura, Experimentação do Desenho e Experimentação Bidimensional - do desenho curricular do Curso, equivalente ao primeiro, segundo e terceiro semestre de formação do Licenciado e/ou Bacharel em Artes Visuais.

Atividade realizada:

Visita técnica ao Salão Arte Pará nos dias 31 de Outubro e 11 de Novembro com uma turma do Curso de Artes Visuais do ano 2017, disciplinas de Fundamentos de Desenho e Fundamentos da Pintura, ensinada pelos docentes Diogo Lima, Neder Charone e Rosangela Britto (Coordenadora do Projeto), docentes da Faculdade de Artes Visuais do Curso de Licenciatura e Bacharelado de Artes Visuais.

No dia 31 de Outubro, os discentes e demais participantes integrados ao grupo, aproximadamente 33 pessoas, fizeram a leitura crítica da mostra curada por  Paulo Herkenhoff- “A virada do Arte Pará e os museus de Belém”, destacando as linguagens pictóricas e gráficas .

No dia 11 de Novembro, os discentes, aproximadamente 11 pessoas, do mesmo grupo de alunos da Turma de 2017 de Artes Visuais tiveram além da vista técnica  mostra “12 Mulheres Artistas”, de curadoria de Vânia Leal, a organização de uma roda de conversa com a participação das artistas expositoras: Danielle Fonseca, Naiara Jinknss, Keyla Sobral, Nina Matos, assim como, da exposição sobre o processo curadoria da mostra realizado por Vânia Leal. Mediada pelo prof. Dr. Orlando Maneschy, docente da Pós-Graduação de Artes e professora da Faculdade de Artes Visuais, ambos do Instituto de Ciências da Arte

Divulgação da próxima visita técnica:

Público alvo, discentes da FAV: Artes Visuais, Cinema e Audiovisual, Multimídia  e Museologia. Assim como, a outros Cursos da UFPA que tiverem interesse de visitar o Arte Pará, a ser mediado por Diogo Lima, Rosangela Britto e a presença da Curadora Vânia Leal.

Dia 25 de Novembro, às 10h, encontro no Espaço Cultural casa das Onze janelas, entrega de certificado aos participantes.

Mais detalhes ou entrevista:

Diogo Lima, Neder Charone e Rosangela Britto ( docentes):

Rosangela Britto: Fone: 991322762

Monitor do Projeto: