Programação Ateliê Jupati Galeria de Arte Multicultural/ICA-Instituto de Ciências e Artes e PPGARTES-Programa de Pós-Graduação de Artes-UFPA

 

•09hs até 16hs- ExposiçãoMARCHETARIA AMAZÔNICA” que é o resultado da oficina em marchetaria com o artesão Jessé Artesanato (Paulo José Corrêa) e de seus alunos com a curadoria de Ursula Bahia;

 

Instalação Artística: “SON DE UMA FLORESTA QUE JÁ ESTEVE AQUI” com os artistas Flavio Siqueira e Leonardo Pratagy;

 

O projeto VOZES AMAZONIANAS: Diversidade, Memória e Visibilidade no Território da Arte ativa um espaço para trocas de ideias e experiências de agentes do campo da arte, com o objetivo de contribuir para a difusão do patrimônio cultural e da história presente nas vivências de artistas e pesquisadores que, de uma forma ou de outra, tomam parte na coleção Amazoniana de Arte da UFPA. Para além de se constituir em um conjunto de obras e documentos artísticos a lançar olhares para a história, paradoxos e os processos empreendidos na região, a Amazoniana é ambiente atento à diversidade e à pluralidade de vozes, promovendo a inclusão e o debate sobre a experiência de atuar neste território e sobre os impactos da colonialidade, bem como um espaço vinculado ao ensino, à pesquisa e à extensão por meio de métodos formais e não formais de intercâmbios de conhecimentos e experimentos compartilhados.

É com bastante orgulho e com a união de vozes sociais potentes que tornamos pública a Exposição “O Sagrado Dissidente”, no Museu de Arte de Belém. Este projeto visual surgiu a partir do resultado da pesquisa de mestrado do performer Raphael Andrade, denominada “DINAMITES DISSIDENTES: CONSTRUÇÃO (RE)PERFORMÁTICA DE UMA AUTOETNOGRAFIA”, orientado pela professora Dra. Ivone Xavier, em que o corpo transgressor do referido performista apresenta a dualidade sagrado versus profano, por intermédio da ação performática urbana realizada no Brasil e na Europa Ocidental.

Com o objetivo de ganhar novos relevos valorativos e alcançar outros corpos dissidentes em suas múltiplas performances, a presente exposição é formada por obras de 20 artistas (paraenses e de demais regiões do Brasil), a refletir sobre o eixo central do debate: dualidade sagrado versus profano, mas, agora, permitindo a incorporação de outros corpos também marginalizados historicamente.

De fato, o acervo de 67 obras parte das especificidades da fotoperformance/fotomontagens, gravuras, instalação, mosaico e esculturas intenta fissurar o sistema normativo opressor, que opera como máquina de extermínio. E traz à baila o respeito à pluralidade religiosa e, consequentemente, potencializa a voz dos excluídos e marginalizados socialmente. Sem dúvida, a hibridização dessas vozes, dessas ações artísticas permite constatar que a presente exposição faz aliança com outros corpos e outras religiosidades, pois é preciso considerar as análises da interseccionalidade e outros modos de vivenciar o sagrado.

 

Período de visitação: 21 de agosto a 8 de setembro de 2024.

Local: Museu de Arte de Belém- MABE.

Terça-feira a sexta-feira de 8h30 às 16h30.

Sábados e Domingos de 9h às 14h.

A Editora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará, em função da atualização das políticas de publicação, critérios de avaliação e da organização do acervo digital, suspenderá suas atividades até 30 de novembro de 2024.

Agradecemos a compreensão.

Coordenação da Editora do Programa de Pós-Graduação em Artes."

O Seminário Nacional de Memórias Cênicas na Amazônia é um evento bienal produzido pelo grupo de pesquisa Perau – Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia/CNPq, por meio de seus projetos de pesquisa e extensão. A sua terceira edição, com o tema Arte & Cultura: do esquecimento ao direito à memória, tem por objetivo central abrir espaço de reflexão sobre o papel da arte em interfaces aos direitos à memória individual e coletiva a partir do território amazônico. Nesse contexto, o evento homenageará guardiões de saberes culturais/artísticos amazônicos.

Um evento acadêmico é momento de encontros, de tornar público o que pesquisadores(as) fazem em seus cotidianos, envoltos em seus campos de trabalho e reflexão. Como atividade de extensão, possibilita a comunhão de conhecimentos entre a universidade, que traz para si a tarefa de ser um lugar de agenciamentos, e a sociedade. Dessa maneira, o evento promovido pelo Grupo de Pesquisa Perau é momento de congregar aquilo que em seu cotidiano se constrói nas práticas de ensino e pesquisa de seus integrantes, além de ser lugar de diálogos com artistas e pesquisadores(as) de outras instituições nacionais e internacionais.

Nesse sentido, o III Seminário Nacional de Memórias Cênicas na Amazônia congrega pesquisadores(as), artistas, profissionais das artes, das artes cênicas de instituições nacionais e internacionais, na procura do intercâmbio de ideias, da partilha de saberes e experiências de pesquisas. O campo da Arte, em especial as artes da cena, é espaço para reflexões que nos permitem elucidar pensamentos sobre os sentidos socioculturais, políticos estéticos de nossos modos de fazer, seja no passado ou no presente.

A relação da Arte com a Memória e a História, em seus múltiplos sentidos epistêmicos e metodológicos, surge como espaços de conhecimento nos quais propomos nos encontrar. Seja no labor do fazer historiográfico sobre nossas experiências artísticas, buscando sentidos, caminhos para compreender as relações entre arte/artistas e sociedade, em seus variados tempos históricos, em contextos socioculturais. Seja no labor dos processos de criação em arte, com suas performatividades que possibilitam a experienciar vivências culturais plurais, em diálogo com o passado e o presente, congregando vozes e práticas culturais diversas.

Nessa terceira edição, teremos espaço para a partilha de pesquisas, por meio de apresentação de comunicação oral, a partir dos grupos de trabalho. Convidamos pesquisadoras e pesquisadores a participar do Seminário, as regras de participação estão disponíveis na página do evento: https://www.even3.com.br/iii-seminario-nacional-de-memorias-cenicas-na-amazonia/

 O prazo de submissão de trabalhos é até 31/08/2024.

Contatos

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