Missões de estudos e publicação conjunta

O Projeto “Interfaces na Arte: trânsitos sem fronteiras - PROCAD-NF” envolveu 30 docentes das instituições associadas – UFPA UFMG e UFBA – e seis discentes do PPGArtes, com o objetivo de apoiar projetos conjuntos de pesquisa utilizando-se de recursos humanos e de infraestrutura disponíveis em diferentes IES, estimulando a cooperação entre Programas de Pós-Graduação.  O projeto buscou, além do desenvolvimento de pesquisa em temática específica, a implantação de redes de cooperação acadêmica no país para o fortalecimento dos programas de pós-graduação bem como incrementar a mobilidade intra e inter-regional visando o equilíbrio do Sistema Nacional de Pós-Graduação.

Outras ações: Participação de pesquisadores de outras IES (nacionais e internacionais) em eventos artístico-científicos promovidos pelo PPGArtes; Publicação de docentes em periódicos de outros PPGs; Intercâmbio entre grupos de pesquisa do PPGArtes com outras IES nacionais e estrangeiras; Discentes de outros municípios do interior do Estado e de outros estados fizeram ou fazem parte do PPGArtes; discentes da Argentina, do México, do Uruguai e da Colômbia foram ou são alunos do Programa; professores orientaram no Minter e no Dinter que o ICA manteve com a UFBA (Música e Artes Cênicas). Todos os docentes do PPGArtes fazem parte do PARFOR/CAPES em licenciaturas no interior do Estado em Artes Visuais, Música, Teatro e Dança.

Acompanhamento de Egressos:

A política de acompanhamento de egressos implica a necessidade de abandonar a confortável e tradicional posição de que a missão social e o compromisso institucional com a formação universitária dos cidadãos terminam no ato da diplomação. Esse confortável e mal construído convencionalismo afasta muito cedo da academia os jovens profissionais e os condena a um divórcio da convivência com a melhoria e a maturação das ideias e das reflexões, sem contar que a ausência de uma ação sistemática de acompanhamento de egressos distancia a Universidade de seus importantes atores, dificultando identificar a inserção desses no mercado e na sociedade.
É imperativo introduzir, nos diferentes espaços da Graduação na Academia, conteúdos e discussões que possibilitem estudar, compreender e dar resposta às profundas e severas transformações técnico-científicas e socioculturais que estão dinamicamente sendo operadas no mundo contemporâneo. Para tanto, o acompanhamento de egressos torna-se uma importante fonte de informações.
A política de acompanhamento dos egressos deve necessariamente estar vinculada à missão e aos objetivos finais da instituição, cujas ações, programas e projetos devem buscar referenciais de melhoria junto aos egressos, tendo em vista os compromissos com a qualidade do ensino da Graduação, a luta constante pelo crescimento da Pós-graduação e a expansão da pesquisa, assim como o maior envolvimento com a sociedade.
Na UFPA, essa política está em discussão no âmbito da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e contará com a participação das Pró-Reitorias de Extensão e de Pesquisa e Pós- Graduação, e visa a estabelecer, inicialmente, maior proximidade com os Órgãos de Classe e Instituições públicas e privadas como agentes de absorção de profissionais qualificados.

O PPGArtes/UFPA tem sido oportunidade de fortalecimento de grupos de pesquisa. Vários foram os grupos atuantes em 2011-2017: Artes e Imagens do Corpo; PACA (Pesquisadores em Artes Cênicas na Amazônia); Programa Cordas da Amazônia; GITA (Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico de Atuantes); ÁLIF (Arte, Antropologia e Performance do Islã Histórico e Contemporâneo); CIRANDA (Círculo Antropológico da Dança); Literatura e outras Artes; Pesquisa em Educação Musical na Amazônia; Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia; GEAPPA; Arte Contemporânea na Amazônia; Bordas Diluídas, GEMPA (Grupo de estudos sobre a música no Pará), TAMBOR (Grupo de pesquisa em carnaval e etnocenologia), Grupo de Estudos de Dramaturgia.
Uma vez que os grupos de pesquisa vinculados ao PPGArtes são espaços de debate e orientação para docentes e estudantes de  pós-graduação e graduação (incluindo bolsistas PIBIC e JTC (Jovem Talento para a Ciência), constituem-se locus de formação de pesquisadores que vêm a contribuir para a solidificação desses grupos como núcleos mais complexos de pesquisa.

Com a reformulação das linhas de pesquisa, reiterou-se o caráter interdisciplinar (artes cênicas, artes visuais e música) do Programa e promoveu-se melhor sintonia entre linhas de pesquisa e grupos de pesquisa.