Paisagens da memória- trajetórias de um olhar. Fotografias do arquivo de Geraldo Ramos Projeto de Madalena Felinto

11 a 14 de junho de 2019

3ª Semana Nacional de Arquivos / Arquivo Nacional (AN) - Ministério da Justiça e Segurança Pública

Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) – Secretaria Especial da Cultura- Ministério da Cidadania

Desenhando Arquivos


          No mês de junho será realizada mais uma etapa de desdobramento da exposição artística “Paisagens da memória- trajetórias de um olhar. Fotografias do arquivo de Geraldo Ramos”, da artista-pesquisadora Madalena Felinto, vencedora do Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais 2019. Integram a proposta de desdobramento da proposição artística mais um Ciclo de Seminários, composto de três Mesas Dialogadas; dois Laboratórios-Ateliês; lançamento de duas publicações, uma impressa e outra digital; visita guiada; participação em evento local (26º Circular Campina- Cidade Velha) e participação em evento nacional (3ª Semana Nacional de Arquivos); finissage. Cada um desses acontecimentos implica peculiaridades de discussões, as quais serão abordadas segundo os temas expandidos a partir da pesquisa acadêmica que inspirou o projeto artístico.

Recorte do arquivo imagético do artista visual e fotógrafo Geraldo Ramos, atuante na Amazônia paraense há mais de 45 anos, o projeto artístico é uma extensão do projeto de pesquisa “Uma poética no arquivo do artista: o contínuo desdobrar das paisagens da memória de Geraldo Ramos” (CAPES- PPGARTES- UFPA), no qual arquivos imagéticos são abordados a partir de uma poética em arquivos, conceito elaborado pela artista-pesquisadora. O recorte apresentado nessa proposta artística contempla um passeio pelo acervo do fotógrafo, destacando uma Amazônia palmilhada por dentro, por águas, por chãos, pelo interior do interior amazônico.

A proposta de trabalhar com arquivos e acervos na Amazônia paraense põe em movimento o desarquivar do processo de criação do projeto de pesquisa da artista-pesquisadora. O desarquivar é concebido como gesto disparador de proposições epistêmicas compreensivas, uma espécie de "poiésis epistemológica", um conceito urdido pela pesquisadora na tessitura do projeto. Tal conceito é mais afeito ao encontro do "entre" na pesquisa, como pesquisadora e interlocutor atravessam-na, e menos habituado a localizar a essência do conhecimento que é posto em ação. Porquanto“desdobrar” é o operador metodológico que perpassa a pesquisa e o trabalho artístico, a exposição fotográfica faz-se um resultado parcial da pesquisa acadêmica, composta de imagens elencadas a partir das paisagens da memória de Geraldo Ramos. A dissertação de mestrado, atualmente, foi incorporada às leituras de um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, para estudos de arquivos de artistas da Amazônia e as estratégias criativas de se pensar em arquivos, colecionismo nas artes, memórias, salvaguarda e exposições.

A inserção da exposição “Paisagens da Memória” na 3ª Semana Nacional de Arquivos oportuniza o diálogo com o estudo de arquivos de artistas da/na Amazônia a partir da perspectiva diferenciada de poéticas em arquivos, assim como amplia a discussão a respeito de repositórios imagéticos e seus tratos no campo das artes. “Desenhando Arquivos”, tema proposto pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA) para o Dia Internacional dos Arquivos 2019, vem ao encontro dos temas elaborados como forma de desdobramento da exposição artística, nos quais o próprio movimento conceitual da pesquisa acadêmica “desenhou” formas outras de pesquisa em arquivos. Para além do espaço de guarda, há devires que excedem o arquivo.

 

02- Domingo- Circular Campina- Cidade Velha- 9h às 13h- Sala de Apoio- Espaço Cultural do Banco da Amazônia

    Lançamento da primeira publicação da exposição/ catálogo impresso

 

Oficina 2/ Laboratório- Ateliê: O arquivo acontece na continuidade: a estética do inacabado em obras apropriadas artisticamente.

Proponente: Madalena Felinto

Visita Guiada

11-   Terça-feira- 9h às 12h- Biblioteca do Museu da UFPA- MUFPA

Mesa Dialogada 3- Tema: Paisagens praticadas, acervos nas artes e imagens desdobradas. Palestrantes: Rosangela Britto Aldrin Figueredo Madalena Felinto

 

12-   Quarta-feira- 9h às 12h- Biblioteca do Museu da UFPA- MUFPA

Mesa Dialogada 4- Tema: Arquivos nas artes como o processo e o devir no exercício artístico. Palestrantes: Jorge Eiró Patrick Pardini

 

Madalena Felinto

 

13-   Quinta-feira- 9h às 12h- Biblioteca do Museu da UFPA- MUFPA

Mesa Dialogada 5- Tema: Arquivos vivos nas paisagens da Amazônia ribeirinha. Palestrantes: João de Jesus Paes Loureiro Jones da Silva Gomes Geraldo Ramos  

14-   Sexta-feira- 9h às 12h- Sala de Apoio do Espaço Cultural do Banco da Amazônia

 

Cerimônia de encerramento da Exposição/ Finissage

Oficina 3/ Laboratório-Ateliê: A memória do processo criativo da proposição artística objectualizada em artefato documental (fala conjugada com o lançamento da segunda publicação) Lançamento do Ex-cursus, publicação digital com a trajetória da exposição artística. A memória do processo criativo da proposição artística objectualizada em artefato documental.