O ciclo de palestra do Laboratório de Etnomusicologia, acontece toda segunda quinta-feira do mês e tem como objetivo compartilhar o resultado parcial ou total das pesquisas dos alunos de doutorado, mestrado e graduação que integram o LabEtno, contando também com a participação de convidados que desenvolvem pesquisas que possuem relação direta ou indireta com a Etnomusicologia.

 

O Laboratório é formado pelos grupos de pesquisa:  GPMIA- Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia, coordenado pela Profª Dra. Líliam Barros Cohen, GEMPA-Grupo de Estudo em Música no Pará, coordenado pela Profª Dra. Sonia Chada e GEMAM- Grupo de Estudo em Música na Amazônia, coordenado pelo Profº Dr. Paulo Murilo Guerreiro do Amaral

A entrada é gratuita e os participantes recebem certificado.

Nesse ciclo do  mês de setembro teremos como convidado o Prof. Dr. Hein van der Voort 

Título: Música e linguística indígena: um encontro em Rondônia 

Palestrante: Hein van der Voort

Resumo: Nesta palestra vou falar sobre meu trabalho como linguísta que estuda línguas indígenas pouco documentadas e ameaçadas de extinção, no estado de Rondônia, a região mais degradada da Amazônia. Para um estudo representativa e abrangente de uma língua é necessário também considerar aspectos históricos e culturais da comunidade de falantes. No caso do povo Aikanã ainda há relativamente muitos falantes da língua nativa (250 numa população de 400), mas o conhecimento da história e da cultura tradicional está desaparecendo. Durante meu trabalho de campo linguístico tentei documentar também o que restou da música indígena. Acontece que não somente música oral mas também a música das flautas está estreitamente entrelaçada com a linguagem.

 Hein van der Voort estudou linguística geral em Amsterdam, Copenhague e Leiden. Se especializou descrição linguística, linguística histórica e contato entre línguas. Desde 1995 realiza trabalho de campo no Brasil, focalizando na documentação e análise das línguas Kwazá (isolado), Arikapú (Macro-Jê), e, atualmente, Aikanã (isolado). Desde 2013 é pesquisador concursado no Museu Paraense Emílio Goeldi.