Convidamos todas e todos a participarem da 10a edição da Revista Movimento, cujo tema do dossiê é Tecnologia e Audiovisual”.

O registro, a manipulação e a reprodução das imagens em movimento e do som sempre estiveram, inevitavelmente, vinculados às tecnologias. Alimentados pelo desejo de nos expressarmos, desenvolvemos máquinas, dispositivos e algoritmos audiovisuais. Como essas tecnologias, seus limites e potências, impactam e contextualizam a produção e a percepção artística?

Hoje observamos um acelerado processo de convergências tecnológicas como consequência da digitalização dos meios. Mas esse novo cenário favoreceu uma convergência das formas, ou das mídias? Aproximou ou distanciou as novas expressões de cinema, televisão e outras audiovisualidades? Quais as reais possibilidades das novas narrativas inter/cross/transmidiáticas, da realidade virtual/aumentada e seus muitos dispositivos ubiquamente interconectados? Como se comparam essas mudanças a outras na história, como as do som e da cor nas cópias?

Para além do dualismo que propõe a tecnologia ora como mera ferramenta transparente à criação artística ora como símbolo de uma “evolução” das formas, buscamos pesquisas sensíveis às bases materiais e operacionais nas quais o cinema, a televisão e as novas formas audiovisuais estão inscritas. Neste Dossiê, portanto, buscamos pesquisas atentas à ecologia, arqueologia e ontologia audiovisuais, em correlação com investigações sobre sua base tecnológica, endógena e em constante transformação; como também nas relações exógenas que reverberam nessa materialidade, ou seja, na prática e na estética audiovisual e em sua política de circulação na sociedade; em sua relação com a indústria e com o mercado audiovisual, tanto ao longo de sua história, quanto na contemporaneidade.

A chamada de artigos para a 10ª edição da Revista Movimento se encerra no dia 3 de Dezembro, pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Além do dossiê, aceitamos colaboração de trabalhos em diversas seções: artigos, ensaios, traduções, entrevistas, resenhas e ensaios sobre poéticas audiovisuais finalizados e em processo.

Mais informações, acesse: www.revistamovimento.net

Curta a página no Facebook: https://www.facebook.com/revimov/