A jornada Internacional - Atuação e Presença apresenta :VII Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas de 20 a 23 de fevereiro de 2018.

        

Jornada Internacional - Atuação e Presença apresenta

VII Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas 
de 20 a 23 de fevereiro de 2018

Existem duas formas de inscrições para o Simpósio, sendo: como ouvinte e para apresentação de trabalhos (comunicações orais) de pesquisa de mestrandos, doutorandos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, a partir dos temas diretamente vinculados aos dias de debate. 

 

INSCRIÇÕES ABERTAS:

Ouvinte: até 20/02/18
Para comunicações: até 01/12/17

> para se inscrever - clique aqui

  Para mais Informações Acesse o site www.simposio.lumeteatro.com.br

 

 Dia 20 de Fevereiro de 2018

PISTAS PARA UMA PESQUISA DE CAMPO NO CAMPO DAS ARTES DA CENA

A pesquisa de campo é em si um campo a se olhar. Pode aparecer como resposta sensível às necessidades e inquietações de um processo criativo, mas rapidamente toma forma rizomática e se constitui em cartografia a ser desvendado com a sabedoria do equilíbrio entre a delicadeza da detecção e aproximação das pistas e o lançamento no espaço arriscado da diferença, dos estranhamentos e das afetações em níveis diversos. É dotada de procedimentos que a tornam comprometida com a ética e permite aproximações com a educação, com as trocas culturais, com as intervenções nos espaços urbanos e nos ambientes naturais, com a fotografia e as linguagens audiovisuais.

Palestrantes: Carminda Mendes André (UNESP), Raquel Scotti Hirson (UNICAMP), Wlad Lima (UFPA)

Mediador: Eduardo Okamoto (UNICAMP)

 

 Dia 21 de Fevereiro de 2018

METODOLOGIAS E PROCEDIMENTOS PARA A CRIAÇÃO E PESQUISA EM ARTE

A arte gera conhecimento sensível, não-científico. Ao mesmo tempo, dialoga com questões políticas, estéticas, relacionais. Quais seriam alguns dos procedimentos e metodologias que a arte poderia se utilizar para tornar carne esse conhecimento prático, tanto na criação, como na pesquisa acadêmica? Sabemos que não há apenas uma resposta, mas problematizações.

Palestrantes: Marilia Vellardi (USP), Eduardo Passos (UFF), Marcos Rizolli (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Mediadora:  Melissa dos Santos Lopes (UFRN)

 

 Dia 22 de Fevereiro de 2018

DRAMATURGIAS (IM)POSSÍVEIS, (IN)VIÁVEIS

O tema surge da necessidade de alargamento do conceito de dramaturgia frente a expansão da prática e estruturação da escrita cênica na contemporaneidade. Trata-se de um convite a reflexão sobre as múltiplas camadas expressivas que permeiam os processos criativos nas artes da cena e suas potencialidades como elementos de construção de sentido. Para além do texto e da palavra, a corporeidade, a visualidade, a sonoridade, a relação com o espaço, a temporalidade, também são pontos de partida para a elaboração do discurso dramatúrgico, que se completa diante do espectador. Quais seriam, hoje, os limites das dramaturgias? Quais os sentidos e não-sentidos da dramaturgia? Enfim, o que é dramaturgia em nossa época?

Palestrantes: Newton Moreno (Dramturgo), Michelle Ferreira (dramaturga), Patrícia Cardona (México)

Mediadora: Larissa Neves (UNICAMP)

 

 Dia 23 de Fevereiro de 2018

O CORPO DA PALAVRA OU A PALAVRA DO CORPO: A ESCRITA COMO CRIAÇÃO

Um dos desafios da pesquisa artística acadêmica, mais especificamente das artes presenciais, é a experimentação de modos de narrar que tenham no próprio corpo seu principal vetor de criação. Quais as narrativas possíveis? Pretende-se problematizar outras formas de escritura que possam dialogar com os diferentes territórios e tempos (paralelos, cruzados, sobrepostos) por onde circulam a criação. Entendendo a narratividade como uma posição política que tomamos em relação ao mundo e a nós mesmos.

Palestrantes: Samira Brandão (PUC-São Paulo),  Ana Cristina Colla (UNICAMP). Lina Maria Villegas Hincapie (Colombia)

Mediação: Mariana Baruco (UNICAMP)

 

PRÁTICAS CARTOGRÁFICAS

Realizar micro ações de caráter performativo com intuito de gerar outras dinâmicas de fruição das atividades do Simpósio. Potencializando, assim, conexões entre conteúdos variados, valorizando os aspectos subjetivos relacionados à produção de conhecimento, através da abertura espaços de contaminação entre as pesquisas e práticas criativas. Gerando, ainda, material cartográfico do evento em suporte variado, a ser organizado como caderno para publicação. As atividades estão relacionadas às duas linhas de pesquisa do Lume Teatro: Laboratório Fuga! e Escrita Performativa.