Participe do VII Seminário Internacional de Dramaturgia Amazônida.

De 24 a 27 de maio de 2017, no Teatro Universitário Claudio Barradas (Rua Jerônimo Pimentel, 546 – esquina com D. Romualdo de Seixas)

Período de Inscrições: de 20/04/2017 a 20/05/2017. Clique aqui para fazer sua inscrição! Para inscrição presencial, basta ir à secretaria do Teatro Universitário Cláudio Barradas.

Com o objetivo de dar continuidade aos encontros entre dramaturgos, alunos, pesquisadores, professores e demais interessados em artes cênicas, o VII Seminário - agora Internacional - de Dramaturgia Amazônida será realizado no Teatro Universitário Claudio Barradas, de 24 a 27 de maio de 2017. A programação, além de palestras com artistas e estudiosos do teatro amazônida, em diálogo com outros estados e Portugal, conta com nomes importantes da dramaturgia brasileira, a começar pelo homenageado, Francisco A. Carlos de Almeida, artista/pesquisador de teatro (Projeto Rede Indígena) ele fará a palestra de abertura do seminário: Paisagens indígenas: Cena e Dramaturgia Experimental em Francisco Carlos; Maria João Brilhante, pesquisadora de teatro, da Universidade de Lisboa, falará sobre: Escrever para a cena, confrontar o real: a dramaturgia portuguesa em questão; o paraense Rudinei Borges, artista/pesquisador de teatro, com a palestra: Dezuó, breviário das águas: memória e história de vida ou o redemoinho poético na fricção da imagem; a professora de Dramaturgia, Paula Autran (ECA/USP) falará sobre A Importância histórica do seminário de dramaturgia do Teatro Arena (1058-1961); Berta Teixeira, atriz/pesquisadora de dramaturgia, da Universidade de Coimbra-PT, fará a palestra: Das dramaturgias interferentes às dramaturgias transferentes; nossa mulher de teatro, atriz/pesquisadora, Wlad Lima (UFPA) com a palestra: Quando a vida me dramatiza no palco: uma travessia de perdas. Na programação cultural contamos com espetáculos de estudantes, professores da Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA), a saber: Rala, palhaço! direção Wlad Lima; A menina que dá com a cara na parede, direção Otávio Freire; Este corpo que me veste, direção Wlad Lima e Pássaro melodrama fantasia: Pipira Paraíso, direção Olinda Charone. Além da exibição dos documentários: Ópera cabocla, Direção Adriano Barroso; Criativas, direção Alexandre Baena; e os filmes: Auto do Coração, direção Alexandre Baena e Wlad Lima; e Auro do Coração, direção Alexandre Baena e Wlad Lima. O Seminário, em sua sétima edição, agora internacional, é uma das ações desenvolvidas pelo projeto de pesquisa “Memórias da dramaturgia amazônida: construção de acervo dramatúrgico”. A finalidade principal do Seminário é colocar em pauta parte da diversa dramaturgia amazônida e ampliar o diálogo entre os amantes da dramaturgia brasileira e, neste, em diálogo com duas representantes dos estudos de teatro de Portugal, de maneira que a abrangência do evento foi expandida.

Segundo a idealizadora e coordenadora do evento, professora Bene Martins, a continuidade dos seminários é mantida “devido ao apoio financeiro indispensável da CAPES e da UFPA. A recepção dos participantes tem superado as expectativas, o que demonstra interesse genuíno pela dramaturgia em geral. Outro mérito dos Seminários é a inclusão de peças escritas e/ou dirigidas pelos novos criadores da cena de Belém do Pará, na programação cultural do evento.